Queloides (e cicatrizes hipertróficas) são anormalidades no processo de cicatrização da pele, assim não causando risco ao procedimento de tireoidectomia. o que se observa excesso de colágeno acumula o tecido sobre o corte, formando um calombo rugoso e protuberante em todo ou em parte do corte, se não ultrapassa os limites do corte é uma cicatriz hipertrófica, se vai além destes limites é uma queloide.
Mas vamos preocupação do paciente, a estética. ️ Normalmente, o cirurgião de cabeça e pescoço faz uma incisão (corte) de cerca de 6-8 cm em tireoide de tamanho normal e sempre que possível nas dobras naturais de pele, para permitir uma cicatrização mais estética, e no caso de pacientes portadores destas patologias acima citadas injetamos corticóide no local de corte, de forma bem precisa na camada chamada derme.
Outra opção para quem não quer nem mesmo cicatriz é a técnica cirúrgica TOETVA, ou seja, a cirurgia transoral, que é realizada pela parte interna da boca, não deixando qualquer cicatriz aparente. Esta técnica ainda estou em treinamento.
Esta é uma dúvida bastante frequente entre os pacientes que têm necessidade de realizar uma tireoidectomia. Será que a tendência à formação de queloide oferece algum risco para a cirurgia de tireoide? A resposta é não. Não há qualquer risco ou impedimento para que uma tireoidectomia seja realizada por esta razão.
Comentários
Enviar um comentário