A evolução tecnológica contribui progressivamente à medicina em novas técnicas, medicamentos e segurança do paciente. A região de atuação do cirurgião de cabeça e pescoço é extremamente delicada e repleta de nervos que se lesados levam a perdas de funções tanto sensitivas quanto motoras.


Assim surgiram os monitores de nervos que auxiliam a identificar se uma estrutura é ou não um nervo motor (no meio do campo cirúrgico com sangue a identificação das estruturas não é tão simples como nos talas de anatomia).

Nas tireoidectomias o nervo laríngeo recorrente é a grande preocupação, pois é o nervo que movimenta as cordas vocais, estando ele grudado entre a traqueia e a tireoide com uma grande quantidade de vasos sanguíneos de cor e calibre semelhantes ao nervo que queremos preservar, assim nem precisa mais explicar o porquê de um monitor de nervo tanto ajudar na cirurgia, e médicos e pacientes livres de rouquidão agradecem.

Nas parotidectomias (retirada das glândulas parótidas) nossa preocupação é o nervo facial, responsável pela musculatura que move a face como fechar os olhos, sorrir, fazer bico e etc. Assim a monitorização nos ajuda a ter um paciente com simetria facial após cirurgia.

🚨 É importante lembrar que o monitoramento não garante que os nervos não serão lesados, isto porque em alguns casos se o tumor estiver invadindo o nervo, este deverá ser ressecado.🚨

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Diferenças entre tipos de Biópsias: PAAF, Incisional e Excisional

Fístula Salivar Pós Parotidectomia