Traqueostomia e ventilação Mecânica
Com a chegada da pandemia e a evolução da covid-19 muitos pacientes, que evoluíram de forma grave em detrimento da doença, tiveram que ser traqueostomizados como parte do tratamento. Mas afinal o que é a traqueostomia?⠀
A traqueostomia proporciona a abertura da traqueia ligando esta ao meio externo, necessitando colocação de uma órtese traqueal para manter o pertuito aberto, a cânula de traqueostomia.
⠀
As vantagens da traqueostomia são: prevenir estenose da subglote (região entre cordas vocais e traqueia) pela passagem do tubo orotraqueal entre as cordas vocais, reduzir a necessidade de sedação do paciente (pois o paciente com tubo orotraqueal necessita ser sedado pelo incômodo produzido), facilitar o toalete das vias aéreas superiores e respiratórias baixas, facilitar o acoplamento do paciente no ventilador mecânico, etc.
É um procedimento indicado quando o paciente está há muito tempo com intubação orotraqueal. O tempo de ventilação mecânica no qual se indica é variável: pacientes neurológicos graves (traumas cranioencefálicos, avc´s) tem benefício em sua realização dentro de 48 horas da intubação, pacientes clínicos têm benefício em sua realização com 14 dias quando se pensa em evitar estenose subglótica, apesar que se o paciente não tiver perspectiva de extubação antes pode ser realizada visando redução de sedação, melhor acoplamento no ventilador e prevenção de novas infecções.
⠀
Pode ser feito em leito de uti e após a retirada da cânula em geral a traqueostomia se fecha sozinha.
Comentários
Enviar um comentário