Nódulos de Tireoide
Certamente você conhece alguém que tem um nódulo na tireoide. Muito mais comum do que a grande parte da população pensa, os nódulos tiroidianos não são motivos de desespero. Mas é preciso acompanhamento médico.⠀
Nódulo é uma massa de tecido do próprio órgão que cresceu. Ele pode ser benigno ou maligno. Na primeira hipótese, muitas vezes é necessário apenas acompanhar seu desenvolvimento e um possível comprometimento das funções da glândula, ocorrendo indicação de cirurgia quando surgem efeitos compressivos (como dificuldade para engolir ou respirar), quando o tamanho tem efeito estético, quando se torna mergulhante (desce para o tórax) ou quando está acompanhando de hipertireoidismo não controlado adequadamente por medicamentos ou com necessidade de uso destes por longo prazo.
⠀
Na segunda hipótese, será necessário prosseguir com a biópsia por PAAF (punção aspirativa por agulha fina) a fim de determinar a possibilidade de malignidade. Nos casos em que se suspeita de câncer de tireoide prossegue-se com cirurgia com retirada parcial ou total da glândula (não se faz mas retirada somente do nódulo). As causas dos nódulos benignos são associadas ao fator genético e a uma dieta pobre em iodo.
⠀
O câncer de tireoide é encontrado em 8% dos nódulos em homens e 4% dos nódulos em mulheres. Cerca de 90% dos nódulos de tireoide são benignos, mas já é o quinto câncer mais comum em mulheres do Brasil pelo menos desde 2018.
⠀
Os exames mais comuns para identificar os nódulos da tireoide são: exame físico e ultrassonografia do pescoço.
Comentários
Enviar um comentário