Monitorização de Nervo Facial em Parotidectomias


 A lesão do nervo facial é a mais preocupante complicação que pode decorrer de uma parotidectomia, por isso a identificação do nervo facial durante a cirurgia é de extrema importância para a preservação do bem estar do paciente, porém, isso nem sempre é tecnicamente exequível de forma rápida e fácil em função da grande variação da anatomia, aderências que dificultam a dissecção e até mesmo os limites impostos pelo acesso cirúrgico.


Diante destas dificuldades o procedimento de monitoramento do nervo facial atua com grande importância na cirurgia, ajudando na assertividade do cirurgião em preservar ao máximo o funcionamento da face do paciente.

Durante a cirurgia, vários eletrodos são colocados em músculos inervados por ramificações do nervo facial, permitindo ao cirurgião visualizar a atividade eletromiográfica do nervo e suas ramificações. Utilizando uma sonda manual, o cirurgião estimula a área presumida buscando os nervos e suas ramificações, aumentando sua assertividade no manejo da cirurgia.

Assim, durante as manobras cirúrgicas, o cirurgião é capaz de testar e mapear, em tempo real, toda a atividade do nervo. Isso promove não só mais segurança e assertividade da técnica como também diminui o tempo de cirurgia trazendo grandes benefícios para o paciente.

A medicina avança em prol do bem estar da vida!

Comentários

Mensagens populares deste blogue