Carcinoma Espinocelular de Pele

 O carcinoma espinocelular de pele é um tipo agressivo de câncer, também conhecido como carcinoma de células escamosas. Surge na pele formando lesões na camada mais superficial, a epiderme.


Esta espécie de câncer abrange 20% dos tipos que acometem a pele e geralmente aparecem nas áreas de exposição ao sol (principal fator de risco) como a região da cabeça e pescoço, braços, mãos e pernas, mas podem surgir também nas áreas genitais.

Crescem infiltrando-se nos tecidos subjacentes e também para cima, formando lesões elevadas ou vegetantes (aspecto de couve-flor). É frequente haver ulceração (formação de feridas) com sangramento.

Para diagnosticar corretamente este câncer, o médico fará fará o exame clínico da lesão e palpar os gânglios linfáticos a fim de identificar possíveis metástases, e realizará uma biópsia.

O tratamento, na maioria dos casos, é feito com a cirurgia, alguns casos combinados com a radioterapia, mas em casos mais agressivos, outros tratamentos como a quimioterapia e a terapia alvo, podem ser utilizadas.

A medicina preventiva faz toda a diferença na evolução de qualquer doença, por isso, a qualquer sinal diferente em sua pele procure imediatamente o médico.

Comentários

Mensagens populares deste blogue