Hipocalcemia Pós Tireoidectomia
Muito importante não só para a saúde dos nossos ossos, como também para o metabolismo do nosso organismo, o cálcio deve ser muito bem observado, principalmente após tireoidectomia total. Os níveis do cálcio no sangue são regulados pela paratireoide e pela vitamina D, quando estes níveis estão desregulados e abaixo do índice de referência, faz-se a hipocalcemia.
⠀
Durante a tireoidectomia, mesmo que totalmente preservadas as glândulas paratireoides (minúsculas glândulas de cerca de 5-10 mm junto a tireoide, em geral em número de 4), somente pela manipulação estas podem ficar "preguiçosas" temporariamente e assim ser necessário reposição de cálcio e calcitriol (forma ativa da vitamina D).
⠀
Usualmente a hipocalcemia pós tireoidectomia é assintomática, isto é, não apresentam qualquer sintoma. Mas em alguns casos, a depender do seu grau e velocidade, pode apresentar sintomas como formigamentos ou cãimbras.
⠀
É de extrema importância que seja feito um rigoroso acompanhamento pós cirúrgico, pois só um médico será capaz de interpretar os resultados do exame de sangue.o médico pode descobrir uma hipocalcemia mesmo assintomática pesquisando os sinais de Chvostek e Trousseau.
⠀
Comentários
Enviar um comentário