Hematoma Pós Tireoidectomia

 


A tireoidectomia é a cirurgia que remove total ou parcialmente a glândula da tireoide e o pós operatório requer muita atenção por parte tanto do paciente quanto da equipe médica. Alguns riscos no pós-operatório podem ser bastante sérios como o Hematoma.


A região da tireoide é muito vascularizada e a cirurgia envolve a ligadura e secção de vários vasos sanguíneos, tanto de artérias quanto de veias. Quando as ligaduras destes vasos se rompem no pós-operatório um hematoma importante pode acontecer. Não é um problema comum de acontecer, normalmente ocorre em < 1% dos casos, tendo grande aumento em pacientes que já possuem uma predisposição a hemorragias, como os que possuem hipertensão arterial ou os que fazem uso de anticoagulantes.

Ao acordar da anestesia, muitos pacientes apresentam forte agitação e isso pode contribuir para o aumento da pressão venosa do pescoço, favorecendo os sangramentos. Em função deste risco, o médico se mantém ao lado do paciente até que ele esteja bem acordado e apto a voltar para o quarto. Este cuidado permite que a ação para combater a hemorragia seja rápida e eficaz.

O Hematoma pode causar dor no local, inchaço, dificuldade para respirar e deve ser imediatamente avaliado pelo cirurgião, que decidirá se é necessário reoperar para reparar o problema. Como já informado, trata-se de um risco que acomete uma pequena parcela da população submetida à esta cirurgia.

O cirurgião de cabeça e pescoço é o especialista que estará apto para atuar em uma tireoidectomia, estando habilitado para lidar com todo os riscos que esta cirurgia pode gerar!




Comentários

Mensagens populares deste blogue