Sialoadenite Crônica
As sialoadenites são inflamações nas glândulas salivares, como vimos na publicação anterior. As sialoadenites crônicas, consistem em uma repetição de episódios de inflamação e dor nas glândulas com períodos de remissão que podem durar semanas ou meses.
A obstrução ou redução salivar é uma das características mais marcantes da obstrução crônica, que pode ser causada por cálculos, estreitamentos ou lesões da papila do ducto ou compressão extrínseca.
Alguns fatores contribuem para a redução da secreção salivar, o que cria uma situação favorável à ascensão das bactérias da orofatinge, como:
Infecções (por vírus ou bactérias)
Desidratação
Xerostomia (boca seca)
Sialolitíase (formação de cálculos ou pedras nas glândulas salivares)
Tratamento oncológico (quimioterapia ou radioterapia)
Síndrome de Sjögren
Drogas, tabaco e álcool
Má higienização
Geralmente os quadros crônicos apresentam anteriormente a sialoadenite aguda e podem ter apresentar uma alteração irreversível da arquitetura do ducto resultando em extasia com regiões de estenose.
Para o correto diagnóstico a avaliação clínica seguida de exames de imagem são importantes. Podem ser solicitados radiografias comuns com diferentes angulações, sialografia (para verificar os ductos das glândulas salivares), ultra-sonografia (ajudam principalmente a verificar cálculos salivares) e tomografia computadorizada.
Caso identifique algum sinal de sialoadenites, procure um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço para uma avaliação.
⠀
Comentários
Enviar um comentário