Diferença entre hipotireoidismo e hipertireoidismo

A glândula da tireoide é vital para o nosso corpo, produzindo os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) que são responsáveis pelo bom funcionamento do nosso metabolismo. Distúrbios na glândula podem causar hipertireoidismo e hipotireoidismo. 

Qual é a diferença entre os dois? 

O hipertireoidismo é caracterizado por uma tireoide hiperativa, ou seja, a quantidade produzida de hormônios é elevada. Seus sintomas são: aumento do apetite, perda de peso, tremores, taquicardia (frequência cardíaca alta), insônia, baixa tolerância ao calor e suor excessivo e dificuldade de concentração. As causas são várias desde reposição excessiva a doença imunomediada como Graves. 

O hipotireoidismo é caracterizado por uma tireoide preguiçosa, que produz hormônios abaixo do normal. Os sintomas são: perda de apetite, aumento de peso, intolerância ao frio, sono excessivo, baixa frequência cardíaca, cansaço, pele seca e reflexo lento. Causa mais comum é a Tireoidite de Hashimoto, que é uma doença autoimune que diminuiu a glândula da tireoide, excesso ou falta de iodo na alimentação. 

Diagnóstico correto é essencial no tratamento correto. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue