Supressão Hormonal após tratamento de Câncer da Tireoide

A hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro que produz diversos hormônios que regulam a produção hormonal de certas glândulas. Um destes hormônios é o TSH que estimula a tireoide a crescer e a produzir mais hormônios. 

Caso a tireoide por algum motivo pare de produzir seus hormônios como no hipotireoidismo, a hipófise aumenta a produção de TSH na tentativa de voltar ao nível normal de produção da tireoide, no caso aumentando sua produção. 

Caso a tireoide por algum motivo aumente sua produção como no hipertireoidismo, a hipófise reduz a produção de TSH numa tentativa de reduzir a produção de hormônios tireoidianos. 

Após a retirada da tireoide para tratamento de câncer é comum a necessidade de realizar a supressão hormonal do TSH, ou seja, repor o hormônio tireoidiano com doses um pouco maiores que as normais de maneira com que a hipófise identifique um hipertireoidismo e assim reduza ou mesmo anule a produção de TSH, fazendo com que células tireoidianas mesmo que a distância como numa metástase pulmonar não cresçam. 

Dentre os efeitos colaterais mais comuns durante esta supressão estão intolerância ao calor, coração acelerado, insônia e perda de peso, mas que na verdade dependem do grau de supressão necessária para cada tipo de tumor. 

As chances de cura em tratamento de câncer de tireoide são enormes com tratamento precoce e correto. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue