Traqueostomia

A traqueostomia é uma cirurgia que realiza uma pequena abertura na traquéia tendo como principal objetivo desobstruir as vias aéreas colocando um “tubo” denominado cânula para permitir o ar ir aos pulmões.

Geralmente são feitas em pacientes com tumor na laringe, após cirurgias extensas na boca e garganta, após muitos dias com um tubo na traqueia na UTI, após traumas na face muito violentos com fraturas múltiplas, etc.
Existem traqueostomias reversíveis e não reversíveis que se dão de acordo com a condição do paciente e motivo pelo qual levou a realização desta cirurgia.

Alguns cuidados após esta cirurgia, seja ela reversível ou não, são essenciais para a melhora do paciente e para que não haja outros problemas, sendo os principais ligados a higienização de quem manuseará a cânula que foi colocada durante o procedimento, limpeza da mesma, troca de curativos e cuidados com os lugares frequentados pelo paciente que usa o aparelho.

Vale ressaltar que o paciente que fez traqueostomia não ficará dependente de outrem. Existe todo um amparo em relação ao ensino para o paciente acerca dos cuidados que deverá ter e como se pode melhorar sua condição!

Comentários

Mensagens populares deste blogue