Etilismo

O consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar o risco de um câncer?
O uso excessivo de álcool (etilismo) pode causar problemas à saúde. Porém, nem todas sabem que o uso prolongado e em excesso pode aumentar o risco de câncer.
Estudos mostram que o consumo de bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer como boca, faringe, laringe, esôfago, entre outros. Lembrando que este é um fator que pode aumentar o risco de desenvolver a doença, não o único.
Para a prevenção de câncer não há níveis seguros de ingestão e a recomendação serve para todas as bebidas alcoólicas, pois o etanol tem o efeito cancerígeno sobre as células.
É importante destacar que há uma evidente relação dose-resposta entre o consumo de bebidas alcoólicas e o risco de câncer. Ou seja, quanto maior a dose ingerida e o tempo de exposição, maior será o risco de desenvolver os tipos de cânceres já citados, assim etilistas crônicos devem ser avaliados regularmente com exame físico em suas cavidades orais, faringe e laringe.
A prevenção e o diagnóstico precoce são o melhor remédio. Para o correto diagnóstico e tratamento de qualquer doença é necessário o acompanhamento e avaliação do especialista, o Cirurgião de Cabeça e Pescoço é o especialista em lesões benignas e malignas de boca e garganta.
#medico #cirurgiadecabeçaepescoço #ccp #ccparaguari #ccpuberlandia #drhugoaraujo #drhugoacaraujo #etilismo #alcool #alcoolismo #prevencao #sintomas #consumodealcool #tratamento #tratamentoetilismo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Diferenças entre tipos de Biópsias: PAAF, Incisional e Excisional