Doença das Glândulas Salivares

As glândulas salivares são sede de inúmeros processos neoplásicos benignos ou malignos e também de processos não neoplásicos que simulam lesões tumorais.

As glândulas maiores são formadas por 3 pares, sendo as parótidas, as submandibulares e as sublinguais, sendo as parótidas as maiores glândulas, pesando cerca de 25 a 30 g. Estão localizadas na região lateral da face, anterior e abaixo da orelha, sendo as mais frequentemente acometidas por tumores, 80% benignos.

As glândulas submandibulares se localizam abaixo da mandíbula e são as mais comumente afetadas por cálculos (pedras, assim como as renais e de vesícula biliar) que entopem as vias de saída de saliva e causam inchaço e muita dor destas glândulas.

Além de tumores benignos e cálculos, inúmeros outras doenças podem acometer as glândulas salivares, desde infecções virais (caxumba), bacterianas (abscessos), baixa produção de saliva por doenças autoimunes ou até mesmo tumores malignos.

Para o correto diagnóstico e tratamento de qualquer doença é necessário o acompanhamento e avaliação do especialista, o Cirurgião de Cabeça e Pescoço é a especialidade que cuida de Glândulas Salivares.




#medico #cirurgiadecabeçaepescoço #ccp #ccparaguari #ccpuberlandia #drhugoaraujo #drhugoacaraujo #glandulassalivares #doençasdasglandulassalivares #doencasglandulassalivares

Comentários

Mensagens populares deste blogue