Câncer de Boca
Toda doença que tem como característica o crescimento celular descontrolado, gerando células anormais neoplásicas e com a capacidade de invadir outros órgãos, é chamada de câncer.
Quando acomete a cavidade oral e os lábios, recebe o nome específico de câncer de boca. É o câncer que afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio ocorre mais frequentemente no lábio inferior. A estimativa de novos casos de câncer de boca para 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de 14,7 mil, sendo 11,2 mil homens e 3,5 mil mulheres.
O câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos, principalmente em tabagistas e/ou etilistas, mas também em um pequeno grupo de pacientes mais jovens, não tabagistas e não etilistas. É uma doença que pode ser prevenida de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce.
Os fatores de risco clássicos do câncer de boca são o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas. Além destes, nos últimos anos estudos com resultados inconclusivos têm tentado associá-lo ao vírus sexualmente transmissível chamado HPV, que já é bem estabelecido com o câncer de orofaringe. Nos lábios, a exposição aos raios solares sem o uso de um protetor solar adequado é um fator de risco extra ao tabagismo e etilismo.
Feridas e úlceras no lábio e boca, dolorosas ou não, que permanecem mais de duas semanas devem, TODAS, serem avaliadas, virtualmente todas biopsiadas.
Para o correto diagnóstico e tratamento de qualquer doença é necessário o acompanhamento e avaliação do especialista, o Cirurgião de Cabeça e Pescoço é a especialidade que cuida do Câncer de Boca.
#medico #cirurgiadecabeçaepescoço #ccp #ccparaguari #ccpuberlandia #drhugoaraujo #drhugoacaraujo #glandulassalivares #cancerdeboca #cancerbucal
Comentários
Enviar um comentário