Mensagens

A mostrar mensagens de novembro, 2020

Hiperparatireoidismo

Imagem
O hiperparatireoidismo é uma condição caracterizada pela produção em excesso do hormônio paratormônio (PTH), responsável pelo equilíbrio de cálcio e fósforo no sangue, pelas glândulas da paratireóide. Esta patologia pode ser classificada em dois tipos: primário e secundário. O hiperparatireoidismo primário a produção de PTH em excesso é causada pela própria glândula alterada, já o tipo secundário é causado por condições que façam as glândulas paratireoides produzirem PTH em excesso como Insuficiência Renal Crônica ou Deficiência de Vitamina D. Seus principais sintomas são: náuseas e vômitos, perda de apetite, dores constantes na barriga, desenvolvimento de pedra nos rins, mais vontade de urinar, cansaço, fraqueza muscular, fragilidade dos ossos. O diagnóstico é feito pela dosagem de cálcio, fósforo, PTH e outros exames. Tratamento em geral é cirúrgico com remoção das glândulas acometidas.

Rouquidão pós-tireoidectomia

Imagem
A tireoidectomia é a remoção cirúrgica da glândula tireoide, realizada tanto por condições malignas (câncer) quanto benignas. Apesar de segura e oferecer muitos benefícios para o paciente, ela também tem riscos como a rouquidão. Normalmente, o nervo laríngeo recorrente e nervo laríngeo superior, muito importantes para a fala, são preservados durante a retirada da glândula, porém, dependendo da anatomia dos nervos ou tamanho do bócio de alguns pacientes, os nervos podem ser lesionados, até mesmo pela simples manipulação necessária para sua separação da glândula tireoide. A rouquidão, quando acontece, pode ser temporária (mais comumente) ou permanente (incomum). É recomendado laringoscopia pós-operatória e seguimento fonoterápico com fonoaudiólogo, que em geral acelera em muito a recuperação da rouquidão.

Nódulos de parótidas e glândulas submandibulares

Imagem
As glândulas submandibulares e as parótidas são glândulas salivares maiores, responsáveis pela produção e secreção da saliva.⠀ As parótidas são glândulas que ficam localizadas nas laterais da face, abaixo e em frente às orelhas. É a glândula salivar em que mais comumente aparecem tumores, sendo 80% deles benignos. ⠀ As glândulas submandibulares ficam localizadas abaixo da mandíbula e cerca de 15% dos tumores começam nessas glândulas, sendo 50% benignos e 50% malignos. ⠀ Os sinais de tumores nas glândulas salivares maiores são: • Nódulos na boca, bochecha, mandíbula e pescoço acompanhados ou não de dor; • Assimetria facial.

Sialoadenites

Imagem
As sialoadenites são inflamações das glândulas salivares, que podem ser causadas por vários distúrbios, ou uma combinação deles.⠀ Algumas das causas dessa inflamação incluem: infecções virais ou bacterianas, desidratação, sialolitíase (cálculos nas glândulas salivares), síndrome de Sjögren, xerostomia (boca seca), tratamentos oncológicos, ou até mesmo maus hábitos como consumo de álcool, tabaco e má higiene. Os seus sintomas mais recorrentes são: ⠀ • Dor e Inchaço na face. • Dor e Inchaço abaixo da língua. • Febre e Calafrios. • Dificuldade para mastigar. ⠀ Em alguns casos, pode ocorrer produção e liberação de pus, o que causa uma sensação de gosto ruim e mau hálito na boca. ⠀ Caso perceba alguns dos sinais da sialoadenite, procure um cirurgião de cabeça e pescoço para obter um diagnóstico correto e fazer um tratamento de acordo com o fator desencadeante.